Há um instante na vida de cada um de nós em que olhamos para trás e acreditamos que ainda dá para nos corrigir e para progredir, atendendo ao alerta de Léon Denis [1], para acordarmos o sentido espiritual que se encontra adormecido dentro de nós, por força da influência do corpo material.

Sabemos ser necessário destruir os caminhos dos vícios e dos sentimentos malsãos, que nos reconduzem ao país da origem das nossas infelicidades, descobrindo outras estradas melhores, para agir e reagir junto às pessoas e ao nosso mundo de atuação.

Para isso ninguém é velho, tanto que Emmanuel [2], pela psicografia de Chico Xavier, foi categórico ao afiançar que não há idade para o serviço de iluminação espiritual. Além do mais, dentro do entendimento reencarnacionista, precisamos convir com Allan Kardec [3] de que uma única existência é insuficiente para conquistarmos todo o bem que nos falta e para jogarmos fora todo o mal que nos sobra.

Estabelecido o combate contra os torturadores de nossas almas, vamos nos reconhecer como o verdadeiro cristão, o espírita de verdade que, conforme a Falange do Consolador, é o homem que se esforça para "domar as más inclinações" [4].

Um dia todos chegaremos à aduana do Mundo Espiritual e teremos que apresentar o passaporte carimbado, declarando a bagagem. Nessa hora, se tivermos empreendido a boa luta, poderemos lembrar a palavra do Apóstolo Paulo [5]:

Irmãos, quanto a mim, não julgo que haja alcançado a perfeição, mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que ficam, avanço para as que se encontram diante de mim.”

______________________________________
[1] O Problema do Ser, do Destino e da Dor, FEB, 16a ed., Brasília/DF, 1991, p. 330.
[2] O Consolador, FEB, 17a ed., Brasília/DF, 1995, questão 223, p. 134.
[3] O Céu e o Inferno, IDE, 12a ed., Araras/SP, 1996, capítulo III, item 9, p. 27.
[4] O Evangelho Segundo o Espiritismo, IDE, 210a ed., Araras/SP, 1997, capítulo XVII, item 4, p. 225.
[5] Epístola aos Filipenses, 3:13.

Imagem: Ser em conserto – Elifas Andreato.

*http://searadosespiritos.blogspot.com/2009_03_01_archive.html

Anúncios