DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DO SER HUMANO O ORGULHO APARECE AINDA COMO UM SENTIMENTO INFERIOR A NECESSITAR DE BURILAMENTO. A TRANSFORMAÇÃO DO ORGULHO EM HUMILDADE É QUESTÃO DE TEMPO, DE AUTOCONHECIMENTO E DE PRÁTICA INCESSANTE DE FLEXIBILIDADE MENTAL NA DIREÇÃO DA HUMILDADE. NO GERAL, AS PESSOAS ORGULHOSAS NÃO SE DÃO CONTA DESSE SENTIMENTO NEGATIVO QUE INFESTA SUA ALMA E NÃO LHES PERMITEM VER AS COISAS SOB ÂNGULOS MAIS FLEXÍVEIS E SAUDÁVEIS. ALLAN KARDEC DISSE QUE “ O ORGULHO É A CATARATA QUE LHES TOLDA A VISÃO”.ESSA RIGIDEZ PSÍQUICA DO ORGULHO É UM ÓBICE À CONQUISTA DE NOVOS VALORES, PORQUE ELE SE COLOCA ACIMA DISSO TUDO E NAÇÕES NECESSÁRIAS QUE IRÃO MEXER COM ESSE ELEMENTO PSÍQUICO, ABRINDO FRINCHAS NESSA ROCHA MENTAL E FAZENDO-O MEDITAR SOBRE OS VALORES QUE ANTES ELE DESPREZAVA.

A HUMANIDADE TERRENA AINDA SE ENCONTRA NUM PATAMAR EVOLUTIVO REGIDO PELO RESCALDO DOS ATAVISMOS INFERIORES. POR ISSO, AINDA GRAÇA EM NÓS TODA ESSA GAMA DE SENTIMENTOS NEGATIVOS EM FRANCA TRANSFORMAÇÃO. NÃO ATINGIMOS O DEGRAU PLENO DAS VIRTUDES. ELAS APENAS ESTÃO SE MOSTRANDO PARA NÓS, COMO A PEDIREM LICENÇA PARA ARRUMAREM NOSSA CASA MENTAL. JÁ É, NO ENTANTO, O INÍCIO, UMA PROMESSA DE FELICIDADE HUMANA. O ORGULHO AINDA É O TERRÍVEL ADVERSÁRIO DA HUMANIDADE, CONFORME PRECEITUA LACORDAIRE.

O ORGULHO NADA MAIS É DO QUE UM COMPORTAMENTO AINDA INFANTIL DO ESPÍRITO. O HUMILDE OLHA A PESSOA ORGULHOSA COM BENEVOLÊNCIA, COMO SE ESTIVESSE VENDO UM JOVEM CHEIO DE SI ARROGANTE, NADA MAIS DO QUE ISSO. COMO DISSEMOS, O ORGULHO É UM FATOR QUE IMPEDE A PESSOA DE SER FLEXÍVEL E DE MUDAR. ISSO ATRASA MUITO O SEU PROGRESSO. PODERÍAMOS COSTURAR ESSE PROCESSO TRABALHANDO MAIS O ITEM FLEXIBILIDADE, PORQUE A PARTIR DELE OBTERÍAMOS MECANISMOS MENTAIS PARA AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS, INCLUSIVE A HUMILDADE.

“ A HUMILDADE É O TRABALHO SILENCIOSO DE DEUS NA NATUREZA.”

FONTE: LIVRO EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS

JASON DE CAMARGO

EDITORA: LETRAS DE LUZ

Anterior: QUAL SERÁ A MELHOR PESSOA DO MUNDO
Próximo HARMONIA E CONSCIÊNCIA

* RETIRADO DO SITE http://espiritualidades.multiply.com

Anúncios